DEVOLUÇÃO DE DESCONTOS INDEVIDOS

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) iniciará, a partir de quarta-feira, 14 de maio de 2025, o processo de devolução de valores descontados indevidamente de aposentados e pensionistas.o do blog.

Dra. Thainá Santa Ana

5/13/20252 min read

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) iniciará, a partir de quarta-feira, 14 de maio de 2025, o processo de devolução de valores descontados indevidamente de aposentados e pensionistas. Esses descontos, feitos por associações sem autorização dos beneficiários, foram descobertos após uma investigação da Polícia Federal, que identificou um esquema de fraudes que atingiu cerca de 9 milhões de pessoas entre 2019 e 2024.

Como Saber se Você Foi Afetado

A identificação dos beneficiários está sendo feita por meio de notificações no aplicativo Meu INSS. O processo acontece em duas etapas:

  • Na quinta-feira (8/5), quem nunca teve nenhum desconto associativo no benefício recebeu a seguinte mensagem no aplicativo:

    “Fique tranquilo, nenhum desconto foi feito no seu benefício
    O Governo Federal descobriu a fraude dos descontos associativos não autorizados e seguirá trabalhando para proteger você e seu benefício!”

  • Na terça-feira (13/5), será a vez de os beneficiários que tiveram algum desconto associativo, autorizado ou não, receberem uma notificação informando os valores e a entidade responsável. A partir dessa mensagem, será possível confirmar se o desconto foi autorizado ou não.

Como Solicitar a Devolução

A partir de quarta-feira (14/5), os beneficiários poderão pedir o ressarcimento dos descontos indevidos. Existem duas formas:

  1. Pelo aplicativo Meu INSS (disponível para Android e iOS): basta acessar a notificação recebida e seguir o passo a passo para contestar os descontos não reconhecidos.

  2. Pelo telefone 135: quem não tem acesso ao aplicativo pode ligar para a central de atendimento do INSS, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Não será necessário apresentar documentos. O próprio sistema abrirá uma solicitação de devolução para a entidade, que terá 15 dias úteis para responder. Após esse prazo, o valor será devolvido diretamente ao beneficiário pelo INSS em até mais 15 dias úteis, segundo o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Cuidado com Golpes

O INSS informa que não está entrando em contato por telefone, SMS ou e-mail. As comunicações oficiais estão sendo feitas somente pelo aplicativo Meu INSS. Nunca informe seus dados pessoais fora dos canais oficiais.

Portanto, se você é aposentado ou pensionista, entre no aplicativo Meu INSS e veja se recebeu alguma notificação. Caso tenha descontos não reconhecidos, solicite a devolução. Em caso de dúvida, procure ajuda de um profissional de sua confiança – estamos aqui para te ajudar com segurança e clareza.